O Grupo Rolear expandiu a sua atividade com a aquisição do Amendoeira Golf Resort em Maio 2023.
Localizado no Algarve, na zona de Silves, o Amendoeira Golf Resort inclui campos de golfe premiados, alojamento e instalações desportivas, distribuídos por 270 hectares de terreno. Esta integração permite materializar as áreas de atuação da Rolear – soluções de energia, eficiência energética, equipamentos, automatizações, etc. – com vista ao aumento da sustentabilidade do empreendimento.
Este novo ativo vem consolidar a estratégia de diversificação que a Rolear tem seguido desde o início do seu percurso. Como refere o Presidente do Conselho de Administração da Rolear, Eng. Parreira Afonso, “o Amendoeira Golf Resort, com as suas várias componentes – turística, desportiva e imobiliária – representa um potencial imenso de desenvolvimento, onde o Grupo Rolear pode ter um papel chave. Este investimento permite-nos colocar no terreno toda a inovação e tecnologia que caracterizam a atuação da organização, nomeadamente na área das energias renováveis e da eficiência energética”.
A integração do Amendoeira Golf Resort no Grupo Rolear implicou também a renovação da imagem do empreendimento. A nova imagem do resort traduz o posicionamento mais relacionado com sustentabilidade e a aposta nas energias renováveis, renovação de equipamentos, automatização de instalações e muito mais. O objetivo é refletir a envolvência do resort, por entre 270 hectares de natureza, campos de golfe e espaços cada vez mais sustentáveis.
Iniciámos há 10 anos um projeto formativo que pretendíamos que fosse totalmente diferenciado e que se distinguisse pela qualidade.
Sabíamos das dificuldades de um contexto em que a Formação Profissional era genericamente encarada como uma mera obrigação legal, habitualmente aborrecida e com pouco valor efetivo para quem a frequentava. Por essa razão, era muitas vezes procurada simplesmente a oferta mais barata. Esta desvalorização da Formação Profissional era igualmente fomentada por políticas de entidades formadoras que encaravam a quantidade de formandos como o espelho do sucesso das suas formações e o preço como o único fator de atração de inscrições.
Como encarámos a formação profissional como um instrumento potencialmente decisivo na melhoria da produtividade, do desempenho e das capacidades de pessoas e empresas, desde sempre procurámos fazer diferente:
O resultado foi o desenvolvimento progressivo e sustentado da nossa atividade que levou à realização de 78 cursos, repartidos em 450 ações de formação que abrangeram mais de 4.000 pessoas, durante quase 11.000 horas, em áreas que vão desde a Eletricidade ao AVAC, passando pelas Energias Renováveis, Segurança e Saúde no Trabalho, Tecnologias de Informação ou Gestão.
Tal permitiu, não só a disponibilização de uma oferta formativa regular em áreas técnicas especializadas, na região sul do país, como também o acesso à possibilidade de credenciação profissional por parte dos profissionais destas matérias.
Em concreto aponta-se a formação de 13 pessoas como Técnico de Qualidade do Ar Interior, a formação de mais de 40 TIMs , cerca de 230 certificados para o Manuseamento de Gases Fluorados ou de 400 para Manobrador de Equipamentos / Condução de Empilhadores.
Porém, mais do que a certificação interessa aprendizagem, a transferência de conhecimentos e sobretudo a avaliação da qualidade por parte dos nossos formandos. E nestes aspetos destaca-se que no global mais de 90% dos nossos formandos apontam taxativamente os nossos cursos como recomendados.
Se há 10 anos sentimos o desafio de nos afirmarmos de forma diferenciada no mercado da Formação Profissional, com o foco na criação de valor efetivo para os nossos formandos e clientes, neste momento sentimos a responsabilidade de continuar a corresponder às expectativas de quem já percebeu que a formação é o caminho para a evolução profissional.
À semelhança dos resíduos elétricos e eletrónicos, as pilhas e acumuladores também têm um circuito de reciclagem específico.
Em março, mês que assinala o Dia da Árvore e o Dia da Água, a Rolear deu mais um passo no sentido da Sustentabilidade e aderiu ao Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores da Electrão. A Rolear era já aderente da Electrão, no âmbito dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
Enquanto importador e distribuidor de material elétrico e, em particular, de sistemas de acumulação de energia, por exemplo ao nível do fotovoltaico, a Rolear tem uma responsabilidade acrescida na valorizaçao e reciclagem dos resíduos destes materiais.
Na nossa rede de lojas de Norte a Sul do país pode contar com pontos de recolha, garantindo assim a reciclagem de Pilhas e Acumuladores.
O Jornal Barlavento destacou esta semana o projeto Aquashow Indoor e as inovações implementadas pela Rolear.ON.
Os sistemas desenvolvidos pela Rolear para o parque aquático indoor são uma aposta do Aquashow para a sustentabilidade energética e hídrica do empreendimento.
Eficiência Energética no centro das preocupações
A Rolear.ON desenvolveu um inovador Sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) para o Aquashow Indoor, que integra os vários sistemas e equipamentos – eletricidade, climatização, bombagem, etc. – e permite otimizar o funcionamento das instalações, tornando toda a operação mais eficiente. Na prática, o sistema de GTC permite programar horários, ligar e desligar bombas, controlar temperaturas, iluminação, níveis de humidade e detetar anomalias.
Gaspar Pedro, Celestino Santos, Diana Santos e Pedro Teixeira.
Foto: Jornal Barlavento
Citado pelo jornal Barlavento, Celestino Santos, responsável pelo parque aquático, refere que «A preocupação que tivemos desde o início foi a sustentabilidade. Os preços estão a subir e temos receio que os recursos escasseiem no Algarve. Tivemos de pensar muito nos custos e nos consumos. Todos os equipamentos teriam que ter uma eficiência energética muito elevada. Por exemplo, não podemos gastar a mesma quantidade de energia no inverno como no verão. Por isso, todos os parâmetros são calculados conforme a ocupação do parque, através do GTC».
Com grandes volumes de água, potência elétrica e um desafio em termos de climatização, o Aquashow Indoor foi um dos projetos de referência na Rolear.ON nos últimos anos. A componente técnica é central e foi necessário implementar um sistema de última geração, que garanta a eficiência energética de instalações de grandes dimensões.
Reaproveitamento de Água
Outra das inovações implementadas pela Rolear.ON no Aquashow Indoor é um sistema de reaproveitamento da água de lavagem de filtros das piscinas. Um produto do parceiro alemão Bremag, que permite uma poupança de 75% de toda a água utilizada e representa uma poupança anual de 10.000 m3 de água.
Além disso, «também poupamos o equivalente em temperatura. Como a máquina permite que a água volte a entrar no sistema já quente, não é necessário aquecê-la dos 15 aos 30°C e utilizar energia para isso mesmo. Isso resulta, em termos ambientais, numa poupança de 50 toneladas de dióxido de carbono por ano», indica o Eng. Gaspar Pedro, responsável pelo projeto na Rolear.ON.
Ler a Notícia completa: https://barlavento.sapo.pt/mais/economia/aquashow-indoor-aposta-na-sustentabilidade-energetica-e-hidrica
A Rolear foi distinguida pelo terceiro ano consecutivo com o prémio PME Excelência, atribuído anualmente pelo IAPMEI.
Esta distinção é atribuída anualmente às empresas com indicadores consistentes ao nível da solidez financeira, desempenho e notoriedade, que marcam a capacidade competitiva do tecido empresarial português.
Nos seus 43 anos de atividade, a Rolear tem vindo a merecer, ao longo dos anos, várias distinções no panorama empresarial português, como o selo PME Líder, PME Excelência, e diversos prémios atribuídos por fornecedores e instituições bancárias.
Esta distinção só é possível com toda a dedicação dos colaboradores Rolear, a confiança dos clientes e parceiros.
Rolear.ON e Siemens fornecem infraestrutura de carregamento para novos autocarros elétricos do Grupo Barraqueiro
O consórcio Rolear.ON e Siemens forneceu e instalou os postos de carregamento para os novos autocarros elétricos da Frota Azul, em Portimão, no Algarve. Este é o primeiro projeto deste género do Grupo Barraqueiro, dono da Frota Azul, em Portugal.
Esta frota, já em circulação desde agosto, é composta por dez autocarros elétricos que reforçaram a frota Vai e Vem – Transportes Urbanos de Portimão, e vão permitir à transportadora evitar a emissão de 675 mil kg de CO2 por ano.
O Grupo Barraqueiro, com especial foco nas Empresas do Algarve, está bastante entusiasmado com esta parceria em prol da redução gradual da pegada de carbono.
Um projeto de engenharia nacional
A Rolear.ON foi responsável pela execução da infraestrutura elétrica para os postos de carregamento, pela remodelação do Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) e pela instalação e colocação em funcionamento do Quadro Elétrico.
"A mobilidade elétrica é atualmente um tema incontornável e permite-nos combinar inovação e tecnologia, no caminho para a descarbonização. O projeto da instalação dos postos de carregamento para os autocarros elétricos da Frota Azul, em Portimão, surge como uma oportunidade de aplicação do know-how da Rolear na área da eletricidade e da eficiência energética”, afirma António Parreira Afonso, presidente do Conselho de Administração da Rolear.
“A parceria com a Siemens permitiu a aplicação de equipamentos topo de gama, numa instalação que requeria desde logo uma capacidade técnica acrescida e uma articulação de várias áreas de intervenção da Rolear.ON, como a construção civil, infraestruturas e eletricidade. Foi a boa relação entre os vários departamentos da Rolear, a Siemens e o Grupo Barraqueiro/Frota Azul, que conduziu ao sucesso deste projeto e que põe agora em circulação uma frota de autocarros 100% elétrica em Portimão”, refere ainda.
A fábrica de Corroios da Siemens Portugal foi responsável pelo fabrico dos cinco carregadores elétricos de 100kW cada um, da gama SICHARGE UC, e dos 10 dispensadores. Estas unidades permitem carregar até dez autocarros elétricos em simultâneo, fazendo um carregamento sequencial. Além do comissionamento dos carregadores, a Siemens foi responsável pelo software de gestão do carregamento, o qual permite uma utilização segura, confiável e económica dos equipamentos, gerindo de forma eficiente a operação e os custos de energia e manutenção.
“Nunca como hoje foi tão premente para nós contribuir para os objetivos de sustentabilidade dos nossos clientes, seja nas indústrias, nos edifícios ou na mobilidade, de forma a mitigar as alterações climáticas, a gerir o aumento do custo da energia e a fazer a transição para uma economia circular”, afirma Fernando Silva, responsável pela Smart Infrastructure da Siemens Portugal. “A Siemens mostra uma vez mais a sua capacidade de inovação na área da mobilidade elétrica. É com grande expectativa que já estamos a trabalhar nos próximos projetos a serem desenvolvidos em Portugal, com clientes líderes e inovadores como é o caso do Grupo Barraqueiro”, acrescenta.
A eletricidade é essencial para manter em funcionamento todos os equipamentos e recursos que nos mantêm o conforto no dia-a-dia. Porém, a má utilização das instalações elétricas pode aumentar o risco de incêndios decorrentes de curto-circuitos.
Deixamos 6 dicas e medidas preventivas para evitar curto-circuitos e reduzir o risco de incêndios em edifícios residenciais ou comerciais.
Ligar os equipamentos de acordo com as especificações. Vários equipamentos, como o ar condicionado ou bombas de calor, precisam de ligações e proteções específicas. É preciso verificar se a tomada em questão é adequada para suportar o fluxo de energia necessário para garantir o correto funcionamento do equipamento. A configuração das entradas dos cabos não deve ser alterada para não comprometer a função do equipamento.
Evitar o “faça você mesmo”. Instalações elétricas requerem muita precaução e experiência. É importante procurar sempre profissionais qualificados para reparações ou instalações mais complexas.
Eletricidade e água não combinam. É essencial manter sempre os cabos condutores de eletricidade isolados em ambientes com humidade, como em casas de banho. Da mesma forma, é preciso especial cuidado com o manuseamento de aparelhos elétricos onde possa haver contacto destes com água.
Atenção à emissão de calor. Há pequenos eletrodomésticos que ficam ligados por esquecimento, como o ferro de engomar. Aparelhos que emitem calor, quando ligados por muito tempo, além de desperdiçar energia, podem provocar acidentes.
Evitar ligar demasiados equipamentos numa só tomada. É comum sobrecarregar uma tomada com diversos equipamentos ligados, por exemplo com a utilização de várias extensões. Esta prática, habitual na maioria das casas, pode comprometer a segurança, já que causa sobrecarga de energia e aquecimento do cabo e da tomada. Com um curto-circuito neste cenário, um incêndio é uma consequência provável. Por isso, é importante evitar ligar demasiados equipamentos numa só tomada.
Manutenção das instalações elétricas. Se notar um disparo constante de um disjuntor numa determinada zona da instalação, é importante procurar um técnico especializado. A manutenção das instalações elétricas, com a reparação da distribuição de energia e a verificação da qualidade dos cabos, garante a segurança do edifício.
A iniciativa “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável” pretende criar uma comunidade piloto em energias renováveis na ilha da Culatra, Ria Formosa, Algarve.
O objetivo desta iniciativa é posicionar a região do Algarve como centro de excelência em investigação e formação em energias renováveis, com vista à descarbonização da economia através da criação de pontes efetivas entre a comunidade local, a investigação no setor renovável e as empresas da região.
O projeto contemplou a instalação de 165 painéis, para produção de 20% da energia necessária na atividade da comunidade piscatória, nomeadamente na unidade de refrigeração, apoios de pesca e carregamento dos barcos solares de apoio à atividade de viveirismo.
Com esta instalação, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra pretende reduzir significativamente a fatura energética, de acordo com a política de sustentabilidade e eficiência energética que tem vindo a adotar.
A Rolear Mais forneceu todos os equipamentos, bem como o apoio técnico ao empreiteiro durante as várias fases da obra. De forma a garantir o máximo rendimento e durabilidade da instalação, foram selecionados equipamentos de marcas de referência, nomeadamente módulos fotovoltaicos Sharp e Inversores SMA (modelos STP 20000 TL30).
Sendo o Algarve um local privilegiado para aproveitamento da energia solar, a Ilha da Culatra apostou nas energias renováveis e conta agora com maior independência energética.
Conheça o projeto em detalhe aqui.
Na Rolear, enquanto especialistas em energia, não podemos deixar de assinalar o Dia Nacional da Energia, que se celebra a 29 de Maio.
A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética, fomentando uma utilização de recursos com vista à sustentabilidade.
Sabia que?
A maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação.
O sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa. Uma das medidas para a otimização de recursos, por exemplo, num edifício industrial ou de serviços, passa pela implementação de um sistema de Gestão Técnica Centralizada.
Na Rolear estamos atentos à evolução da sociedade e estamos certos de que o futuro depende de um respeito cada vez maior pelo meio ambiente. Assumimos o compromisso da divulgação de tecnologias e soluções que potenciam uma atitude ambientalmente mais responsável.
Na vanguarda das melhores soluções para o ambiente, na produção de energia térmica e elétrica, as fontes renováveis são a nossa escolha.
Descubra alguns projetos de referência na área do Fotovoltaico, iluminação ou climatização, com uma redução significativa de consumos de energia.
Conheça também as várias áreas em que podemos ajudar a dar mais energia aos seus projetos: do fornecimento de equipamentos à formação, passando pelo gás canalizado, construção civil ou infraestruturas.
O dia 21 de Maio marca o aniversário do Grupo Rolear. Em 2022, a Rolear celebra já 43 anos de atividade. São mais de 4 décadas a dar mais energia a projetos de engenharia, com os melhores equipamentos e soluções de eficiência energética para garantir o conforto do amanhã.
O êxito do projeto inicial, lançado a partir de uma pequena loja em Faro, ditou o crescimento contínuo e a ampliação para novas áreas de negócio. Hoje, com presença em todo o território nacional, o Grupo Rolear conta com uma equipa de mais de 270 colaboradores. A oferta única de soluções vai desde o fornecimento de produtos e equipamentos, à distribuição de gás propano canalizado, passando pela construção civil, infraestruturas e arranjos exteriores, pelas instalações técnicas especiais, manutenção, apoio técnico e formação.
Ao longo da sua história, o Grupo Rolear tem feito justiça ao seu mote “Há coisas que não podem parar”.
Na fotografia, Eng. António Parreira Afonso, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Rolear. Construção da atual Sede da empresa, 1999.
O Grupo Rolear junta esforços com a Metalofarense para trazer uma nova vida a um dos edifícios mais emblemáticos do espaço empresarial e industrial do Algarve.
"A abrangência dos produtos e serviços da Rolear, desde a área energética, à construção civil, infraestruturas de águas e de saneamento, bem como a sua abrangência nacional, forçou a que se procurasse um espaço logístico na área da sede, bem localizado, com bons acessos, bem visível, de dimensões assinaláveis, mas necessárias. A estes requisitos importantes juntou a faceta peculiar de ser um edifício-emblema da produção industrial do Algarve", explica Parreira Afonso, administrador da Rolear.
Esta operação pretende potenciar a dinamização das suas marcas e aumentar as respetivas capacidades de armazenagem. "Contamos que a nova unidade venha a proporcionar incremento geral dos negócios, fortalecendo as nossas empresas e contribuindo para o desenvolvimento da região", destaca o administrador e fundador do Grupo Rolear.
O edifício é composto por um bloco principal, com uma área destinada a escritórios, zonas técnicas e de apoio à atividade fabril e logística. Devido a uma operação de concentração industrial, a atividade fabril no imóvel em questão terminou em 1995 e desde então estas instalações passaram a ser utilizadas como centro regional de armazenagem e distribuição do portfólio de bebidas da empresa. Este imóvel foi passando por um processo de ampliação ao longo dos anos, contando atualmente com uma área total de armazéns de 7.753,66 metros quadrados, 2.221 metros quadrados de área de escritórios e uma área de logradouro de 10.474 metros quadrados.
Luís Afonso, administrador da Metalofarense, descreve a aquisição como "importante para o desenvolvimento da empresa, também relevante por ser uma edificação icónica do concelho de Faro e até do Algarve. O fundador da Sumol, também ele algarvio, teria ficado satisfeito com esta faceta do negócio", reforçou, salientando o facto de a aquisição ter sido levada a cabo por duas empresas da região. "Trata-se, pois, de mais um passo no crescimento da nossa atividade, acompanhando o desenvolvimento e o progresso da Região Algarvia", acrescenta.
A Rolear é distinguida pelo segundo ano consecutivo com o prémio PME Excelência, atribuído anualmente pelo IAPMEI.
Esta distinção é atribuída anualmente às empresas com indicadores consistentes ao nível da solidez financeira, desempenho e notoriedade, que marcam a capacidade competitiva do tecido empresarial português.
Nos seus 42 anos de atividade, a Rolear tem vindo a merecer, ao longo dos anos, várias distinções no panorama empresarial português, como o selo PME Líder, PME Excelência, e diversos prémios atribuídos por fornecedores e instituições bancárias.
Esta distinção só é possível com toda a dedicação dos colaboradores Rolear, a confiança dos clientes e parceiros.
O Grupo Rolear renovou o apoio à equipa de Ciclismo de Tavira para a época 2021.
Os ciclistas visitaram a sede do Grupo Rolear e estiveram à conversa com o Presidente do Conselho de Administração, Eng. Parreira Afonso.
Fundado no mesmo ano que o Grupo Rolear, em 1979, o Clube de Ciclismo de Tavira tem a equipa de ciclismo profissional mais antiga do mundo, em atividade ininterrupta. A parceria entre as duas instituições surge com muita naturalidade: se a Rolear dá mais energia ao ciclismo algarvio, os atletas fazem jus ao mote da Rolear, “há coisas que não podem parar.”
É com muito orgulho que o Grupo Rolear, uma das maiores empresas atualmente em operação no Algarve, se junta à melhor equipa de ciclismo do Algarve e uma das melhores do país.
Carteiras Profissionais | Refrigeração e Climatização
Quer saber como obter a certificação para o manuseamento de Gases Fluorados?
A certificação para o manuseamento de gases fluorados obtém-se mediante a realização com aproveitamento de um exame teórico e outro prático. Existem duas entidades acreditadas para a realização destes exames em Portugal: Centerm, em Lisboa e Aipor, no Porto.
Dado que estes exames são exigentes, obrigando à posse de conhecimentos específicos, a Academia Rolear dispõe de um curso que visa preparar os formandos para a realização com sucesso do respetivo exame de certificação. Conheça-o AQUI.
E como aceder à carteira profissional de TIM?
TIM II:
Curso de nível 2 como Eletromecânico de refrigeração e climatização
TIM III:
Curso de nível 4 como técnico de refrigeração e climatização.
Como norma transitória, apenas até Setembro de 2018, é possível o acesso à carteira profissional de TIM por via da experiência profissional, mediante a realização de um exame teórico-prático, na ADENE.
Conheça as formações de preparação para TIM II e TIM III.
A edição desta semana do jornal Barlavento dá destaque à Academia Rolear.
A entrevista com o Gestor de Formação, João Rita, é tema de capa do semanário regional algarvio.
O artigo destaca aspetos como o surgimento da Academia Rolear, os cursos e os objetivos desta entidade que se pretende posicionar como “a maior empresa de formação a sul do Tejo”.
Consulte a entrevista completa.
Evento com exposição de produtos e soluções Samsung para clientes Rolear
No passado dia 27 de Outubro reunimos mais de 120 participantes na edição de 2023 da Convenção Rolear Mais – Samsung.
O evento teve lugar no Amendoeira Golf Resort e, contou com exposição de produtos e soluções da marca Samsung, em particular nas áreas de ar condicionado e aquecimento. Estiveram em destaque as soluções WindFree, que os participantes puderam experienciar no local, bem como a nova bomba de calor R290, soluções de conectividade SmartThings, entre outras novidades da marca.
Além da exposição de equipamentos e soluções, o evento incluiu também uma apresentação técnica seguida de jantar.
Grupo Rolear adquire Amendoeira Golf Resort em 2023
O Grupo Rolear expandiu a sua atividade com a aquisição do Amendoeira Golf Resort em Maio 2023.
Localizado no Algarve, na zona de Silves, o Amendoeira Golf Resort inclui campos de golfe premiados, alojamento e instalações desportivas, distribuídos por 270 hectares de terreno. Esta integração permite materializar as áreas de atuação da Rolear – soluções de energia, eficiência energética, equipamentos, automatizações, etc. – com vista ao aumento da sustentabilidade do empreendimento.
Este novo ativo vem consolidar a estratégia de diversificação que a Rolear tem seguido desde o início do seu percurso. Como refere o Presidente do Conselho de Administração da Rolear, Eng. Parreira Afonso, “o Amendoeira Golf Resort, com as suas várias componentes – turística, desportiva e imobiliária – representa um potencial imenso de desenvolvimento, onde o Grupo Rolear pode ter um papel chave. Este investimento permite-nos colocar no terreno toda a inovação e tecnologia que caracterizam a atuação da organização, nomeadamente na área das energias renováveis e da eficiência energética”.
A integração do Amendoeira Golf Resort no Grupo Rolear implicou também a renovação da imagem do empreendimento. A nova imagem do resort traduz o posicionamento mais relacionado com sustentabilidade e a aposta nas energias renováveis, renovação de equipamentos, automatização de instalações e muito mais. O objetivo é refletir a envolvência do resort, por entre 270 hectares de natureza, campos de golfe e espaços cada vez mais sustentáveis.
Há 10 anos a construir conhecimento
Iniciámos há 10 anos um projeto formativo que pretendíamos que fosse totalmente diferenciado e que se distinguisse pela qualidade.
Sabíamos das dificuldades de um contexto em que a Formação Profissional era genericamente encarada como uma mera obrigação legal, habitualmente aborrecida e com pouco valor efetivo para quem a frequentava. Por essa razão, era muitas vezes procurada simplesmente a oferta mais barata. Esta desvalorização da Formação Profissional era igualmente fomentada por políticas de entidades formadoras que encaravam a quantidade de formandos como o espelho do sucesso das suas formações e o preço como o único fator de atração de inscrições.
Como encarámos a formação profissional como um instrumento potencialmente decisivo na melhoria da produtividade, do desempenho e das capacidades de pessoas e empresas, desde sempre procurámos fazer diferente:
O resultado foi o desenvolvimento progressivo e sustentado da nossa atividade que levou à realização de 78 cursos, repartidos em 450 ações de formação que abrangeram mais de 4.000 pessoas, durante quase 11.000 horas, em áreas que vão desde a Eletricidade ao AVAC, passando pelas Energias Renováveis, Segurança e Saúde no Trabalho, Tecnologias de Informação ou Gestão.
Tal permitiu, não só a disponibilização de uma oferta formativa regular em áreas técnicas especializadas, na região sul do país, como também o acesso à possibilidade de credenciação profissional por parte dos profissionais destas matérias.
Em concreto aponta-se a formação de 13 pessoas como Técnico de Qualidade do Ar Interior, a formação de mais de 40 TIMs , cerca de 230 certificados para o Manuseamento de Gases Fluorados ou de 400 para Manobrador de Equipamentos / Condução de Empilhadores.
Porém, mais do que a certificação interessa aprendizagem, a transferência de conhecimentos e sobretudo a avaliação da qualidade por parte dos nossos formandos. E nestes aspetos destaca-se que no global mais de 90% dos nossos formandos apontam taxativamente os nossos cursos como recomendados.
Se há 10 anos sentimos o desafio de nos afirmarmos de forma diferenciada no mercado da Formação Profissional, com o foco na criação de valor efetivo para os nossos formandos e clientes, neste momento sentimos a responsabilidade de continuar a corresponder às expectativas de quem já percebeu que a formação é o caminho para a evolução profissional.
Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores
À semelhança dos resíduos elétricos e eletrónicos, as pilhas e acumuladores também têm um circuito de reciclagem específico.
Em março, mês que assinala o Dia da Árvore e o Dia da Água, a Rolear deu mais um passo no sentido da Sustentabilidade e aderiu ao Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores da Electrão. A Rolear era já aderente da Electrão, no âmbito dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
Enquanto importador e distribuidor de material elétrico e, em particular, de sistemas de acumulação de energia, por exemplo ao nível do fotovoltaico, a Rolear tem uma responsabilidade acrescida na valorizaçao e reciclagem dos resíduos destes materiais.
Na nossa rede de lojas de Norte a Sul do país pode contar com pontos de recolha, garantindo assim a reciclagem de Pilhas e Acumuladores.
Balanço e Destaques 2022
A energia elétrica nem sempre está disponível onde é necessária e quando provém de uma rede pública ou de uma fonte alternativa, pode sofrer flutuações que geram sobrecargas ou falhas em diversos equipamentos.
Com equipamentos dos 20 aos 500KVA, a Rolear é capaz de suprir esta necessidade e levar energia a qualquer local com a Frota de Aluguer de Geradores.
O ano de 2022 trouxe mais energia ao serviço de Aluguer de Geradores e, consequentemente, aos nossos clientes. Com esforço e dedicação, apoiámos os nossos clientes, nas diversas áreas: obras, indisponibilidade de energia elétrica, apoio em vários sistemas e equipamentos elétricos e em muitos eventos que a sociedade tanto aguardou depois de 2 anos de restrições impostas pelo cenário de pandemia!
Em 2022 estivemos presentes um pouco por todo o Algarve e Alentejo, com equipamentos de suporte a eventos como Festas e Festivais de Verão, eventos desportivos, Concertos e Concentrações motards.
Aquashow Indoor e Rolear.ON em destaque no Jornal Barlavento
O Jornal Barlavento destacou esta semana o projeto Aquashow Indoor e as inovações implementadas pela Rolear.ON.
Os sistemas desenvolvidos pela Rolear para o parque aquático indoor são uma aposta do Aquashow para a sustentabilidade energética e hídrica do empreendimento.
Eficiência Energética no centro das preocupações
A Rolear.ON desenvolveu um inovador Sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) para o Aquashow Indoor, que integra os vários sistemas e equipamentos – eletricidade, climatização, bombagem, etc. – e permite otimizar o funcionamento das instalações, tornando toda a operação mais eficiente. Na prática, o sistema de GTC permite programar horários, ligar e desligar bombas, controlar temperaturas, iluminação, níveis de humidade e detetar anomalias.
Gaspar Pedro, Celestino Santos, Diana Santos e Pedro Teixeira.
Foto: Jornal Barlavento
Citado pelo jornal Barlavento, Celestino Santos, responsável pelo parque aquático, refere que «A preocupação que tivemos desde o início foi a sustentabilidade. Os preços estão a subir e temos receio que os recursos escasseiem no Algarve. Tivemos de pensar muito nos custos e nos consumos. Todos os equipamentos teriam que ter uma eficiência energética muito elevada. Por exemplo, não podemos gastar a mesma quantidade de energia no inverno como no verão. Por isso, todos os parâmetros são calculados conforme a ocupação do parque, através do GTC».
Com grandes volumes de água, potência elétrica e um desafio em termos de climatização, o Aquashow Indoor foi um dos projetos de referência na Rolear.ON nos últimos anos. A componente técnica é central e foi necessário implementar um sistema de última geração, que garanta a eficiência energética de instalações de grandes dimensões.
Reaproveitamento de Água
Outra das inovações implementadas pela Rolear.ON no Aquashow Indoor é um sistema de reaproveitamento da água de lavagem de filtros das piscinas. Um produto do parceiro alemão Bremag, que permite uma poupança de 75% de toda a água utilizada e representa uma poupança anual de 10.000 m3 de água.
Além disso, «também poupamos o equivalente em temperatura. Como a máquina permite que a água volte a entrar no sistema já quente, não é necessário aquecê-la dos 15 aos 30°C e utilizar energia para isso mesmo. Isso resulta, em termos ambientais, numa poupança de 50 toneladas de dióxido de carbono por ano», indica o Eng. Gaspar Pedro, responsável pelo projeto na Rolear.ON.
Ler a Notícia completa: https://barlavento.sapo.pt/mais/economia/aquashow-indoor-aposta-na-sustentabilidade-energetica-e-hidrica
Rolear com estatuto PME Excelência pelo terceiro ano consecutivo.
A Rolear foi distinguida pelo terceiro ano consecutivo com o prémio PME Excelência, atribuído anualmente pelo IAPMEI.
Esta distinção é atribuída anualmente às empresas com indicadores consistentes ao nível da solidez financeira, desempenho e notoriedade, que marcam a capacidade competitiva do tecido empresarial português.
Nos seus 43 anos de atividade, a Rolear tem vindo a merecer, ao longo dos anos, várias distinções no panorama empresarial português, como o selo PME Líder, PME Excelência, e diversos prémios atribuídos por fornecedores e instituições bancárias.
Esta distinção só é possível com toda a dedicação dos colaboradores Rolear, a confiança dos clientes e parceiros.
Instalação para postos de carregamento de autocarros elétricos
Rolear.ON e Siemens fornecem infraestrutura de carregamento para novos autocarros elétricos do Grupo Barraqueiro
O consórcio Rolear.ON e Siemens forneceu e instalou os postos de carregamento para os novos autocarros elétricos da Frota Azul, em Portimão, no Algarve. Este é o primeiro projeto deste género do Grupo Barraqueiro, dono da Frota Azul, em Portugal.
Esta frota, já em circulação desde agosto, é composta por dez autocarros elétricos que reforçaram a frota Vai e Vem – Transportes Urbanos de Portimão, e vão permitir à transportadora evitar a emissão de 675 mil kg de CO2 por ano.
O Grupo Barraqueiro, com especial foco nas Empresas do Algarve, está bastante entusiasmado com esta parceria em prol da redução gradual da pegada de carbono.
Um projeto de engenharia nacional
A Rolear.ON foi responsável pela execução da infraestrutura elétrica para os postos de carregamento, pela remodelação do Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) e pela instalação e colocação em funcionamento do Quadro Elétrico.
"A mobilidade elétrica é atualmente um tema incontornável e permite-nos combinar inovação e tecnologia, no caminho para a descarbonização. O projeto da instalação dos postos de carregamento para os autocarros elétricos da Frota Azul, em Portimão, surge como uma oportunidade de aplicação do know-how da Rolear na área da eletricidade e da eficiência energética”, afirma António Parreira Afonso, presidente do Conselho de Administração da Rolear.
“A parceria com a Siemens permitiu a aplicação de equipamentos topo de gama, numa instalação que requeria desde logo uma capacidade técnica acrescida e uma articulação de várias áreas de intervenção da Rolear.ON, como a construção civil, infraestruturas e eletricidade. Foi a boa relação entre os vários departamentos da Rolear, a Siemens e o Grupo Barraqueiro/Frota Azul, que conduziu ao sucesso deste projeto e que põe agora em circulação uma frota de autocarros 100% elétrica em Portimão”, refere ainda.
A fábrica de Corroios da Siemens Portugal foi responsável pelo fabrico dos cinco carregadores elétricos de 100kW cada um, da gama SICHARGE UC, e dos 10 dispensadores. Estas unidades permitem carregar até dez autocarros elétricos em simultâneo, fazendo um carregamento sequencial. Além do comissionamento dos carregadores, a Siemens foi responsável pelo software de gestão do carregamento, o qual permite uma utilização segura, confiável e económica dos equipamentos, gerindo de forma eficiente a operação e os custos de energia e manutenção.
“Nunca como hoje foi tão premente para nós contribuir para os objetivos de sustentabilidade dos nossos clientes, seja nas indústrias, nos edifícios ou na mobilidade, de forma a mitigar as alterações climáticas, a gerir o aumento do custo da energia e a fazer a transição para uma economia circular”, afirma Fernando Silva, responsável pela Smart Infrastructure da Siemens Portugal. “A Siemens mostra uma vez mais a sua capacidade de inovação na área da mobilidade elétrica. É com grande expectativa que já estamos a trabalhar nos próximos projetos a serem desenvolvidos em Portugal, com clientes líderes e inovadores como é o caso do Grupo Barraqueiro”, acrescenta.
6 dicas para proteger as instalações elétricas
A eletricidade é essencial para manter em funcionamento todos os equipamentos e recursos que nos mantêm o conforto no dia-a-dia. Porém, a má utilização das instalações elétricas pode aumentar o risco de incêndios decorrentes de curto-circuitos.
Deixamos 6 dicas e medidas preventivas para evitar curto-circuitos e reduzir o risco de incêndios em edifícios residenciais ou comerciais.
Ligar os equipamentos de acordo com as especificações. Vários equipamentos, como o ar condicionado ou bombas de calor, precisam de ligações e proteções específicas. É preciso verificar se a tomada em questão é adequada para suportar o fluxo de energia necessário para garantir o correto funcionamento do equipamento. A configuração das entradas dos cabos não deve ser alterada para não comprometer a função do equipamento.
Evitar o “faça você mesmo”. Instalações elétricas requerem muita precaução e experiência. É importante procurar sempre profissionais qualificados para reparações ou instalações mais complexas.
Eletricidade e água não combinam. É essencial manter sempre os cabos condutores de eletricidade isolados em ambientes com humidade, como em casas de banho. Da mesma forma, é preciso especial cuidado com o manuseamento de aparelhos elétricos onde possa haver contacto destes com água.
Atenção à emissão de calor. Há pequenos eletrodomésticos que ficam ligados por esquecimento, como o ferro de engomar. Aparelhos que emitem calor, quando ligados por muito tempo, além de desperdiçar energia, podem provocar acidentes.
Evitar ligar demasiados equipamentos numa só tomada. É comum sobrecarregar uma tomada com diversos equipamentos ligados, por exemplo com a utilização de várias extensões. Esta prática, habitual na maioria das casas, pode comprometer a segurança, já que causa sobrecarga de energia e aquecimento do cabo e da tomada. Com um curto-circuito neste cenário, um incêndio é uma consequência provável. Por isso, é importante evitar ligar demasiados equipamentos numa só tomada.
Manutenção das instalações elétricas. Se notar um disparo constante de um disjuntor numa determinada zona da instalação, é importante procurar um técnico especializado. A manutenção das instalações elétricas, com a reparação da distribuição de energia e a verificação da qualidade dos cabos, garante a segurança do edifício.
Rolear contribui para projeto de sustentabilidade na Ilha da Culatra
A iniciativa “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável” pretende criar uma comunidade piloto em energias renováveis na ilha da Culatra, Ria Formosa, Algarve.
O objetivo desta iniciativa é posicionar a região do Algarve como centro de excelência em investigação e formação em energias renováveis, com vista à descarbonização da economia através da criação de pontes efetivas entre a comunidade local, a investigação no setor renovável e as empresas da região.
O projeto contemplou a instalação de 165 painéis, para produção de 20% da energia necessária na atividade da comunidade piscatória, nomeadamente na unidade de refrigeração, apoios de pesca e carregamento dos barcos solares de apoio à atividade de viveirismo.
Com esta instalação, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra pretende reduzir significativamente a fatura energética, de acordo com a política de sustentabilidade e eficiência energética que tem vindo a adotar.
A Rolear Mais forneceu todos os equipamentos, bem como o apoio técnico ao empreiteiro durante as várias fases da obra. De forma a garantir o máximo rendimento e durabilidade da instalação, foram selecionados equipamentos de marcas de referência, nomeadamente módulos fotovoltaicos Sharp e Inversores SMA (modelos STP 20000 TL30).
Sendo o Algarve um local privilegiado para aproveitamento da energia solar, a Ilha da Culatra apostou nas energias renováveis e conta agora com maior independência energética.
Conheça o projeto em detalhe aqui.
Especialistas em Energia desde 1979
Na Rolear, enquanto especialistas em energia, não podemos deixar de assinalar o Dia Nacional da Energia, que se celebra a 29 de Maio.
A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética, fomentando uma utilização de recursos com vista à sustentabilidade.
Sabia que?
A maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação.
O sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa. Uma das medidas para a otimização de recursos, por exemplo, num edifício industrial ou de serviços, passa pela implementação de um sistema de Gestão Técnica Centralizada.
Na Rolear estamos atentos à evolução da sociedade e estamos certos de que o futuro depende de um respeito cada vez maior pelo meio ambiente. Assumimos o compromisso da divulgação de tecnologias e soluções que potenciam uma atitude ambientalmente mais responsável.
Na vanguarda das melhores soluções para o ambiente, na produção de energia térmica e elétrica, as fontes renováveis são a nossa escolha.
Descubra alguns projetos de referência na área do Fotovoltaico, iluminação ou climatização, com uma redução significativa de consumos de energia.
Conheça também as várias áreas em que podemos ajudar a dar mais energia aos seus projetos: do fornecimento de equipamentos à formação, passando pelo gás canalizado, construção civil ou infraestruturas.
Especialistas em energia desde 1979
O dia 21 de Maio marca o aniversário do Grupo Rolear. Em 2022, a Rolear celebra já 43 anos de atividade. São mais de 4 décadas a dar mais energia a projetos de engenharia, com os melhores equipamentos e soluções de eficiência energética para garantir o conforto do amanhã.
O êxito do projeto inicial, lançado a partir de uma pequena loja em Faro, ditou o crescimento contínuo e a ampliação para novas áreas de negócio. Hoje, com presença em todo o território nacional, o Grupo Rolear conta com uma equipa de mais de 270 colaboradores. A oferta única de soluções vai desde o fornecimento de produtos e equipamentos, à distribuição de gás propano canalizado, passando pela construção civil, infraestruturas e arranjos exteriores, pelas instalações técnicas especiais, manutenção, apoio técnico e formação.
Ao longo da sua história, o Grupo Rolear tem feito justiça ao seu mote “Há coisas que não podem parar”.
Na fotografia, Eng. António Parreira Afonso, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Rolear. Construção da atual Sede da empresa, 1999.
Consórcio de empresas algarvias adquire edifício emblemático em Faro
O Grupo Rolear junta esforços com a Metalofarense para trazer uma nova vida a um dos edifícios mais emblemáticos do espaço empresarial e industrial do Algarve.
"A abrangência dos produtos e serviços da Rolear, desde a área energética, à construção civil, infraestruturas de águas e de saneamento, bem como a sua abrangência nacional, forçou a que se procurasse um espaço logístico na área da sede, bem localizado, com bons acessos, bem visível, de dimensões assinaláveis, mas necessárias. A estes requisitos importantes juntou a faceta peculiar de ser um edifício-emblema da produção industrial do Algarve", explica Parreira Afonso, administrador da Rolear.
Esta operação pretende potenciar a dinamização das suas marcas e aumentar as respetivas capacidades de armazenagem. "Contamos que a nova unidade venha a proporcionar incremento geral dos negócios, fortalecendo as nossas empresas e contribuindo para o desenvolvimento da região", destaca o administrador e fundador do Grupo Rolear.
O edifício é composto por um bloco principal, com uma área destinada a escritórios, zonas técnicas e de apoio à atividade fabril e logística. Devido a uma operação de concentração industrial, a atividade fabril no imóvel em questão terminou em 1995 e desde então estas instalações passaram a ser utilizadas como centro regional de armazenagem e distribuição do portfólio de bebidas da empresa. Este imóvel foi passando por um processo de ampliação ao longo dos anos, contando atualmente com uma área total de armazéns de 7.753,66 metros quadrados, 2.221 metros quadrados de área de escritórios e uma área de logradouro de 10.474 metros quadrados.
Luís Afonso, administrador da Metalofarense, descreve a aquisição como "importante para o desenvolvimento da empresa, também relevante por ser uma edificação icónica do concelho de Faro e até do Algarve. O fundador da Sumol, também ele algarvio, teria ficado satisfeito com esta faceta do negócio", reforçou, salientando o facto de a aquisição ter sido levada a cabo por duas empresas da região. "Trata-se, pois, de mais um passo no crescimento da nossa atividade, acompanhando o desenvolvimento e o progresso da Região Algarvia", acrescenta.
Rolear com estatuto PME Excelência pelo segundo ano consecutivo.
A Rolear é distinguida pelo segundo ano consecutivo com o prémio PME Excelência, atribuído anualmente pelo IAPMEI.
Esta distinção é atribuída anualmente às empresas com indicadores consistentes ao nível da solidez financeira, desempenho e notoriedade, que marcam a capacidade competitiva do tecido empresarial português.
Nos seus 42 anos de atividade, a Rolear tem vindo a merecer, ao longo dos anos, várias distinções no panorama empresarial português, como o selo PME Líder, PME Excelência, e diversos prémios atribuídos por fornecedores e instituições bancárias.
Esta distinção só é possível com toda a dedicação dos colaboradores Rolear, a confiança dos clientes e parceiros.
O Grupo Rolear volta a apoiar a equipa de Ciclismo de Tavira em 2021.
O Grupo Rolear renovou o apoio à equipa de Ciclismo de Tavira para a época 2021.
Os ciclistas visitaram a sede do Grupo Rolear e estiveram à conversa com o Presidente do Conselho de Administração, Eng. Parreira Afonso.
Fundado no mesmo ano que o Grupo Rolear, em 1979, o Clube de Ciclismo de Tavira tem a equipa de ciclismo profissional mais antiga do mundo, em atividade ininterrupta. A parceria entre as duas instituições surge com muita naturalidade: se a Rolear dá mais energia ao ciclismo algarvio, os atletas fazem jus ao mote da Rolear, “há coisas que não podem parar.”
É com muito orgulho que o Grupo Rolear, uma das maiores empresas atualmente em operação no Algarve, se junta à melhor equipa de ciclismo do Algarve e uma das melhores do país.
Carteiras Profissionais | Refrigeração e Climatização
Carteiras Profissionais | Refrigeração e Climatização
Quer saber como obter a certificação para o manuseamento de Gases Fluorados?
A certificação para o manuseamento de gases fluorados obtém-se mediante a realização com aproveitamento de um exame teórico e outro prático. Existem duas entidades acreditadas para a realização destes exames em Portugal: Centerm, em Lisboa e Aipor, no Porto.
Dado que estes exames são exigentes, obrigando à posse de conhecimentos específicos, a Academia Rolear dispõe de um curso que visa preparar os formandos para a realização com sucesso do respetivo exame de certificação. Conheça-o AQUI.
E como aceder à carteira profissional de TIM?
TIM II:
Curso de nível 2 como Eletromecânico de refrigeração e climatização
TIM III:
Curso de nível 4 como técnico de refrigeração e climatização.
Como norma transitória, apenas até Setembro de 2018, é possível o acesso à carteira profissional de TIM por via da experiência profissional, mediante a realização de um exame teórico-prático, na ADENE.
Conheça as formações de preparação para TIM II e TIM III.
Destaque Academia Rolear
A edição desta semana do jornal Barlavento dá destaque à Academia Rolear.
A entrevista com o Gestor de Formação, João Rita, é tema de capa do semanário regional algarvio.
O artigo destaca aspetos como o surgimento da Academia Rolear, os cursos e os objetivos desta entidade que se pretende posicionar como “a maior empresa de formação a sul do Tejo”.
Consulte a entrevista completa.